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Pesquisa Eleitoral
Pesquisa de intenção de voto, realizada por empresa de pesquisa, é um dos artifícios mais eficientes quando queremos avaliar as influências institucionais das campanhas. Ou seja, ela é muito útil para que candidatos e partidos possam direcionar suas campanhas e realizar as melhores coligações.
Ao contrário do que muitos acreditam, a pesquisa eleitoral não é realizada somente em período de eleição. Ela vai muito além do que prega uma inteligência de mercado ou inteligência competitiva. Órgãos políticos e da mídia realizam levantamentos frequentemente sobre a popularidade dos governantes. Quanto maior é a divulgação da pesquisa política pelos veículos midiáticos, maior é a influência dessas informações sobre os votos dos eleitores.
Contudo, você sabe como são feitas as pesquisas eleitorais? Sabe como deve interpretar os resultados para que eles te auxiliem a escolher o melhor candidato? A Insider reuniu algumas dúvidas mais frequentes sobre pesquisa política e irá esclarecê-las.
Pesquisa de Avaliação de Administração
Imagem de instituições públicas
Avaliação da administração pública
Recall de ações e impacto junto às comunidades
Identificação de demandas não atendidas, expectativas
Avaliações específicas dos diferentes serviços públicos
Pesquisa Qualitativa
A pesquisa qualitativa está mais relacionada no levantamento de dados sobre as motivações de um grupo, em compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos indivíduos de uma população. É exploratória, portanto não tem o intuito de obter números como resultados, mas insights – muitas vezes imprevisíveis – que possam nos indicar o caminho para tomada de decisão correta sobre uma questão-problema.
Os recursos mais usados na pesquisa qualitativa são as entrevistas semiestruturadas em profundidade, observação em campo (observar o comportamento do consumidor, por exemplo), entrevistas por telefone, etc.
A pesquisa qualitativa é ótima para aprofundar conhecimentos já quantificados ou quando deseja-se criar uma base de conhecimentos para só depois quantificá-los.
Neste tipo de pesquisa, a atuação de um especialista é outra característica fundamental para lapidar o grande volume de informação bruta recebida e interpretar da melhor maneira possível.
O tamanho da amostra pode não seguir o rigor estatístico mas devemos ter na amostra um retrato da população estudada, refletindo suas características.
A pesquisa qualitativa é indicada quando há a necessidade, por exemplo, de entender a percepção do cliente quanto a um novo produto, compreender a escolha de voto dos eleitores, analisar o modo de trabalho da concorrência, indicar as melhores ações para uma campanha de marketing, etc.
Pesquisa Quantitativa
Já a pesquisa quantitativa, é a mais comum no mercado, e prioriza apontar numericamente a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo, ou população.
Estas medidas são precisas e podem ser úteis para decisões mais acertadas. Os meios de coleta de dados são estruturados, e entre eles estão a entrevista individual e os questionários (on-line, de autopreenchimento, por telefone, presencial, etc.), e muitos outros recursos, sempre com perguntas objetivas e muito claras.
Neste caso, as ferramentas estatísticas devem ser aplicadas com rigor para que haja a confiabilidade necessária para, através da amostra, inferirmos resultados sobre a população de interesse.
Como exemplo de Pesquisa Quantitativa, podemos citar a prática constante em anos eleitorais: a pesquisa de intenção de votos, que busca estimar através da amostra o número total de eleitores que votariam em cada candidato.